quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O novo perfil do profissional contábil

A contabilidade vem passando por inúmeras transformações. Com tantas mudanças o profissional contábil precisa estar sempre atualizado em busca de aperfeiçoamento, conforme os novos moldes do século XXI, pois a presença do contabilista é cada vez mais imprescindível para a sociedade e para os diversos tipos de organizações.

Neste sentido uma das características exigidas do profissional contábil será o conhecimento aplicado. O contabilista precisa ser um profissional flexível, autodidata e preparado para enfrentar desafios de uma profissão na qual a competição e exigências crescem a cada dia.
No século XXI, a função do contabilista pode ser considerada com a de um gestor de informações, com conhecimento amplo, compreendendo as normas internacionais de contabilidade, legislação fiscal e comercial.
Não menos importantes para o novo perfil do profissional contábil estão a capacidade de se expressar de forma clara e sintética, ótima redação, domínio de recursos de informática e conhecimentos de estatística.
Além do mais, o contabilista precisa conhecer e utilizar-se de relações humanas e técnicas de administração. Necessita ser ético, ter capacidade de inovar e criar, desenvolvendo também sua capacidade de adaptação – pois mudanças fazem parte do cenário onde está inserido o profissional contábil.
Outro aspecto a ser levado em conta, é que no século XXI, há uma tendência para o fim do emprego duradouro e o profissional contábil é levado a administrar sua própria carreira, e estar atento para as oportunidades de mercado e investir em marketing pessoal.
Assim, cada profissional se transforma em uma empresa e passa a administrar a própria profissão como um produto que precisa ser vendido no mercado. Enfim o contabilista deverá ser um profissional multidisciplinar e sua profissão caracteriza-se pela modernidade e variedade em campos de atuação.

Referências Bibliográficas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário